Curso Deleuze: Desejo e Diferença

Publicado em Minicursos | Deixe um comentário

Chamada de Trabalhos para a Lampejo

Publicado em Chamada de Trabalhos | Deixe um comentário

Certificados do VIII Encontro Nietzsche-Schopenhauer

Informamos que os participantes do “VIII Encontro Nietzsche-Schopenhauer: JORNADAS INÓSPITAS: A PROVÍNCIA E O ESTRANGEIRO” podem baixar seus certificados clicando no botão abaixo:

download

Para fazer o download do certificado em formato PDF, é preciso digitar o nome do participante no campo correspondente exatamente como consta no formulário de inscrição, respeitando a distinção entre  maiúsculas e minúsculas, bem como acentuação.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Inscrições para o VIII Encontro Nietzsche-Schopenhauer

JORNADAS INÓSPITAS: A PROVÍNCIA E O ESTRANGEIRO

De 23 a 25 de novembro de 2016
No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

cartaz-viii-ns

Os Encontros Nietzsche-Schopenhauer consolidaram-se como uma das relevantes atuações no cenário cultural fortalezense e brasileiro. Nos últimos três anos, seguimos um movimento de afastamento do compromisso meramente exegético-hermenêutico das obras dos autores que dão nome aos Encontros. Tecnologia da Informação, Literatura, Ensino Médio e Política foram alguns de nossos interesses recentes. Neste ano, com confiança, propomos o que se poderiam chamar de Jornadas Inóspitas: a Província e o Estrangeiro. Trata-se de um desafio considerável, pois o estrangeiro, o índio, o refugiado, por exemplo, nunca foram confortavelmente hospedados pela grande tradição dogmática em filosofia. Com efeito, o outro, o que difere do mesmo, sempre foi mal acomodado pela tradição – o que seria, antes, uma forma de não integração: a terra, o lar, o outro, formas de inospitalidade que explodem, hoje, nas diversas maneiras de colonialismo e de produção de exclusão. O que significa hospedar? O que ou quem se coloca ou aparece como inóspito, ontem e hoje?  Questões que o Apoena propõe ao pensamento e, assim, convida novamente a todos(as) para partilhar a alegria de viver mais esse Encontro.

Conferencistas

Bernadete Beserra (UFC), Daniel Perez (UNICAMP), David Barroso (UFC), Ernesto Belo (UFAM), Fabien Lins (UNICAMP), Francisco Secundo (UFC), Henrique Azevedo (UNICAMP), Igor Moraes (UFMG), Leandro Chevitarese (UFRRJ), Mauro de Almeida (UNICAMP), Miguel Barrenechea (UniRio), Odilio Aguiar (UFC), Paulo Jorge Leandro (UECE), Ruy de Carvalho (UECE), Sylvio Gadelha (UFC).

Programação

Inscrições

Estão abertas as inscrições para participação como ouvinte nas conferências e minicursos no VIII Encontro Nietzsche-Schopenhauer: Jornadas Inóspitas: A Província e o Estrangeiro, que ocorre de 23 a 25 de novembro de 2016, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Porto Iracema das Artes, em Fortaleza/CE. O evento é aberto ao público, sendo requerida a inscrição apenas aos que quiserem receber certificado.

botao_inscreva-se_corrida_contra_fome_offPara se inscrever:

  1. Preencha o formulário de inscrição online e clique em enviar.
  2. Faça o pagamento da sua inscrição por depósito bancário no valor relativo à modalidade escolhida.
  3. Envie o comprovante do depósito para o e-mail: inscricao@apoenafilosofia.org. No corpo desta mensagem, informe seu nome completo.

Modalidades de inscrição:

Contas para depósito:

  • Caixa Econômica Federal:
    Ag. 1956 / Conta: 25.703-9 / Op. 013 (poupança)
    Titular: Gustavo Bezerra do Nascimento Costa
  • Bradesco:
    Ag. 2194 / Conta: 25.790-7
    Titular: Gustavo Bezerra do Nascimento Costa
  • Banco do Brasil:
    Ag. 3296-4
    Conta: 32643-7
    Titular: Gustavo Bezerra do Nascimento Costa

Mais informações:

  • (85) 99608.5546
  • (85) 98861.1939

Chamada de Comunicações

Também estão abertas as inscrições para a apresentação de comunicações orais em sessões que acontecerão no Porto Iracema das Artes, R. Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema, Fortaleza/CE.

Os resumos das comunicações serão recebidos para análise até 10 de novembro de 2016 e devem ser enviados para: inscricao@apoenafilosofia.org. As propostas aprovadas receberão carta de aceitação por e-mail.

Os resumos devem:

  1. Conter título, nome do autor, maior titulação, vínculo profissional ou acadêmico principal e e-mail para contato.
  2. Ter, no mínimo, 1.400 caracteres e, no máximo, de 2.000 caracteres, com espaços.
  3. Indicar de 3 a 6 palavras-chaves.
  4. Ser salvos em um dos seguintes formatos: DOC, DOCX, RTF ou ODT.

Cada comunicação terá o tempo máximo de 30 minutos, sendo 20 minutos para apresentação e 10 minutos para questões.

As comunicações que tenham sido enviadas na íntegra e que sejam selecionadas serão publicadas na próxima edição da Lampejo – Revista Eletrônica de Filosofia

Realização
APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche

Apoio
Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, CAPES, Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará, Centro Universitário Estácio do Ceará, Miss Doce.

Publicado em Inscrições | Deixe um comentário

Sessões de Comunicações do VIII Encontro Nietzsche Schopenhauer

JORNADAS INÓSPITAS: A PROVÍNCIA E O ESTRANGEIRO
De 23 a 25 de novembro de 2016
No Centro de Humanidades da UECE

Programação:
pdf-icon

 

QUARTA, 23/11, de 8h às 10h30
Comunicações – Sessão 1 – Sala 1

viii-ns-comunicacoes-s1

QUARTA, 23/11, de 8h às 10h30
Comunicações – Sessão 2 – Auditório

viii-ns-comunicacoes-s2

QUINTA, 24/11, de 8h às 10h30
Comunicações – Sessão 3 – Sala 1

viii-ns-comunicacoes-s3

QUINTA, 24/11, de 8h às 10h30
Comunicações – Sessão 4 – Auditório

viii-ns-comunicacoes-s4

SEXTA, 25/11, de 8h às 10h30
Comunicações – Sessão 5 – Sala 1

viii-ns-comunicacoes-s5

SEXTA, 25/11, de 8h às 10h30
Comunicações – Sessão 6 – Auditório

viii-ns-comunicacoes-s6

Organização
APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche

Publicado em Comunicações | Deixe um comentário

Festa do VIII Encontro Nietzsche-Schopenhauer

28 nov 2015 | Praça dos Leões | 22h

cartaz-festa-viii-ns

Organização
APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche

Publicado em Festas | Deixe um comentário

Força Partidária Pós Eleições Municipais

Com Gustavo Ferreira (Curso de Filosofia da UECE), Carolina Siebra (Comissão de Direitos Humanos da OAB) e Fábio Campos (O Povo)

In: Debates do Povo – O POVO CBN
Fortaleza, 01/11/2016

Publicado em Vídeos | Deixe um comentário

Hipocrisia como criação de si

ARTE O ENGANO, ARTE DO ATOR

COSTA, Gustavo Bezerra do N.
Campinas: Editora Phi, 2016.
ISBN: 978-85-66045-43-7

c3c4b5_15f012985a7b4f28a9287e0d04e46764mv2_d_1903_2812_s_21410031967_botao-comprar

Como ser reto, afinal, quando a vida, ela mesma, mostra-se curva e o pensamento, sinuoso? “Só o mesmo age sobre o mesmo” – assim diz a mêtis. Se para criar a si é necessário converter prescrições em um princípio de ação, se é necessária uma áskêsis, então não poderia ela ser regida pelo logos racional, mas pela forma de inteligência conjuntural, prudencial e astuciosa, que se molda ao acaso para dominar o kairós, o tempo oportuno à ação.

Essa mestria ante as circunstâncias tem um nome: hipocrisia. E quem melhor para expressá-la, senão o ator, o hipócrita que incorpora máscaras reconhecendo nelas, inclusive, a ficção que ele mesmo é? E qual ator, senão o espírito livre nietzscheano, que no domínio da tensão entre a distância artística e a espontaneidade, entre o autoengano e o engano de si, torna-se o que ele é: “semelhante à existência”? Se a criação de si é uma virtude, diria Nietzsche, ela só pode ser alcançada “por meio dos mesmos recursos com os quais se alcança qualquer domínio em geral, em todo caso, não por meio da virtude”.

Lista de abreviaturas das obras de Nietzsche utilizadas | 11

Apresentação | 13

Prefácio: Para além das máscaras, a alegria de criar, a alegria de viver
Miguel Angel de Barrenechea | 15

Introdução | 21

Parte I
I Engano e autoengano | 33
II A hipocrisia como um problema moral | 59
III A hipocrisia como um problema ético e poiêtico | 117

Parte II
IV A hipocrisia como um problema extramoral | 185
V A hipocrisia, o sujeito e a máscara | 221
VI A hipocrisia e a criação de si | 256

Conclusão | 295

Referências | 300

Em Hipocrisia como criação de si. Arte do engano, arte do ator, Gustavo Costa, com competência e acuidade, faz uma análise original e instigante de um tema importante para várias áreas do saber, sobretudo, para a literatura e a filosofia: a hipocrisia. Destacando como fio-condutor a articulação entre o engano e o autoengano, o autor faz um percurso brilhante através de questões que envolvem as esferas moral, ética e estética para trazer à tona o objetivo de seu livro: propor uma via de interpretação ao problema da criação de si a partir da formulação do conceito de hipocrisia.

Constitui um dos pontos áureos da sua interpretação o questionamento acerca de como o termo hipocrisia veio a fazer parte da alçada moral, sob o viés da condenação, já que originalmente dizia respeito à arte do ator. Vinculada a uma prática artística, passa a ser associada a um vício moral e a designar, como arte do engano, um conjunto de práticas moralmente condenáveis. Muito interesse, nesse ínterim, é a reavaliação da hipocrisia sob uma perspectiva ético-estética, que envolve a compreensão moral, mas vai além dela.

É tratando desse último aspecto que Gustavo Costa aproxima o conceito de hipocrisia do pensamento de Nietzsche, tomando-a como fio condutor para uma articulação entre a compreensão extramoral das práticas de engano e a proposta de criação de si como obra de arte.

Ainda muitos aspectos poderiam ser destacados nesse magnífico livro, fruto de uma brilhante tese de doutorado, elogiada e aclamada por todos os membros da banca. Deixo ao leitor buscar os diversos caminhos e interpretações para um tema tão instigante, certamente muito bem guiado por uma análise que põe em relevo o conceito de hipocrisia em todas as suas nuances morais e estéticas.

Rosa Maria Dias

Publicado em Publicações | Deixe um comentário

Foucault: 90 Anos

cartaz-foucault-90-anos

Publicado em Conferências e Mesas-Redondas | Deixe um comentário

Chamada de Trabalhos para a Lampejo – Revista Eletrônica de Filosofia, nº 10

A Lampejo – Revista Eletrônica de Filosofia comunica chamada para publicação de artigos, resenhas, traduções e outros trabalhos, em seu próximo número, relativo ao segundo semestre de 2016. As normas para publicação encontram-se no site da revista.

banner_lampejo-issn

CALL FOR PAPERS:
LAMPEJO – ELECTRONIC JOURNAL OF PHILOSOPHY, No. 10

Lampejo – Electronic Journal of Philosophy announces call for publication of articles, reviews, translations and other works in its next issue, which will be online in the second half of 2016. Lampejo publishes peer-reviewed papers in Portuguese, English, French, German, Spanish and Italian. The publication guidelines are available on the journal’s website.

Publicado em Chamada de Trabalhos | Deixe um comentário