Nietzsche-Schopenhauer: metafísica e significação moral do mundo, vol. 2 – deslocamentos

CARVALHO, Ruy; COSTA, Gustavo; MOTA, Thiago (orgs.).
Fortaleza: Ed. UECE, 2014. 288 p.
ISBN: 978-85-7826-255-6

capa-livro-v-ns-vi-cis-vol-21410031967_botao-comprar

Neste quarto livro, em dois volumes, o Apoena – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche publica os principais trabalhos apresentados no VI Colóquio Internacional Schopenhauer e no V Encontro Nietzsche-Schopenhauer. Esta realização resulta de mais um esforço efetuado no sentido consolidação da pesquisa em filosofia e em ciências humanas no Ceará. Os eventos contaram com a participação de vários pesquisadores brasileiros e estrangeiros de alto nível, que se reuniram em torno da questão da relação entre metafísica e significação moral do mundo. Esta questão forneceu a base para uma abordagem transversal não só da filosofia de Schopenhauer, mas também de diversos outros pensadores. A discussão sobre os diferentes aspectos da filosofia schopenhaueriana, seu diálogo com Nietzsche, bem como a discussão em torno daquilo que eles devem a seus antecessores, e daquilo que seus sucessores devem a eles, têm papel central nos escritos aqui trazidos a público.

É assim que, com enorme alegria, o Apoena divide agora com um público consideravelmente maior, as falas, debates e discussões mantidas e vividas durante o V Encontro. Tal intensidade, esperamos poder repetir e melhorarem novembro próximo, no VI Encontro Nietzsche-Schopenhauer.

O Apoena – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche existe desde 2008, formado por pesquisadores locais interessados no pensamento desses filósofos e em seus desdobramentos na contemporaneidade (http://apoenafilosofia.org). Além dos Encontros Nietzsche-Schopenhauer, o Apoena publica semestralmente a Lampejo –Revista Eletrônica de Filosofia (http://revistalampejo.apoenafilosofia.org).

Sumário

Apresentação

Vol. 2: Desdobramentos

Domenico Fazio: A escola de Schopenhauer

Fabio Ciraci: O ateísmo de Philipp Mainländer: efeitos colaterais do conceito de deus

Roberto Barros: O desdobramento do princípio de imanência em Schopenhauer e Nietzsche

Thelma Lessa da Fonseca: Nietzsche, Schopenhauer e o tempo

José Thomaz Brum: A santidade em Schopenhauer, Nietzsche e Cioran

Eduardo Brandão: Física, moral e metafísica em Schopenhauer e Nietzsche

Kleverton Bacelar: O plano da Genealogia da Moral reconsiderado: Schopenhauer como ponto de fuga do escrito polêmico

Flamarion Caldeira Ramos: Ética, dialética e pessimismo. Sobre o significado moral do sofrimento em Schopenhauer e Adorno

Thiago Mota: Nietzsche: niilismo e filosofia experimental

Atila Brandão Monteiro: Nietzsche e a vontade de verdade

Miguel Angel de Barrenechea: Guerras culturais, grande política e transvaloração de todos os valores na perspectiva nietzschiana

Gustavo Costa e Ruy de Carvalho: Moral, moralidade e indivíduo em Nietzsche