VIII Encontro Nietzsche-Schopenhauer

JORNADAS INÓSPITAS: A PROVÍNCIA E O ESTRANGEIRO

23 a 25 de novembro de 2016
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Porto Iracema das Artes
Lions, Praça dos Leões
Fortaleza/CE

Programação:
jpg-icon

Os Encontros Nietzsche-Schopenhauer consolidaram-se como uma das relevantes atuações no cenário cultural fortalezense e brasileiro. Nos últimos três anos, seguimos um movimento de afastamento do compromisso meramente exegético-hermenêutico das obras dos autores que dão nome aos Encontros. Tecnologia da Informação, Literatura, Ensino Médio e Política foram alguns de nossos interesses recentes. Neste ano, com confiança, propomos o que se poderiam chamar de Jornadas Inóspitas: a Província e o Estrangeiro. Trata-se de um desafio considerável, pois o estrangeiro, o índio, o refugiado, por exemplo, nunca foram confortavelmente hospedados pela grande tradição dogmática em filosofia. Com efeito, o outro, o que difere do mesmo, sempre foi mal acomodado pela tradição – o que seria, antes, uma forma de não integração: a terra, o lar, o outro, formas de inospitalidade que explodem, hoje, nas diversas maneiras de colonialismo e de produção de exclusão. O que significa hospedar? O que ou quem se coloca ou aparece como inóspito, ontem e hoje?  Questões que o Apoena propõe ao pensamento e, assim, convida novamente a todos(as) para partilhar a alegria de viver mais esse Encontro.

cartaz-viii-ns-p-2

PROGRAMAÇÃO

QUARTA 23/11:

PORTO IRACEMA DAS ARTES:
8-10h: Sessões 1 a 3 de comunicações.
10-12h: Minicurso: Ceticismo e o inóspito. Prof. Dr. Ruy de Carvalho (UECE).

CENTRO DRAGÃO DO MAR:
13h: Credenciamento.
14h30: Abertura.
15h: Mesa-Redonda: Veias cordiais: a província e o estrangeiro. Prof. Ms. David Barroso (Doutorando-UFC) / Humor moleque como Potência e Representação. Prof. Ms. Francisco Secundo (FAMETRO).
16h: Intervalo. Exposições artísticas: Rotas de fuga, por: Inês Costa / Norte imaginário, por: Pedro Moura.
16h30: Lançamento de livros: Hipocrisia como criação de si. Arte do engano, arte do ator de Gustavo B. do N. Costa.
17h: Conferência: Eu, o estrangeiro e a hospitalidade. Prof. Dr. Daniel Omar Perez (UNICAMP).
18h: Conferência: Devir-estrangeiro: um olhar sobre o “aristocrata nietzscheano”. Prof. Dr. Miguel Angel de Barrenechea (UniRio).
19h: Performance: Dança e poesia: Zaratustra, um estrangeiro. Prof. Ms. Paulo Jorge Barreira Leandro (UECE).

QUINTA 24/11:

PORTO IRACEMA DAS ARTES:
8-10h: Sessões 4 a 6 de comunicações.
10-12h: Minicurso: Realismo, Antirrealismo e Teoria antropológica. Prof. Ms. Rodrigo Noronha Pinto (UECE).

CENTRO DRAGÃO DO MAR:
15h: Mesa-Redonda: Quando o outro é o mesmo: dos riscos da antropologia em casa. Profa. Dra. Bernadete Beserra (FACED-UFC). Antropologia Filosófica ou Filosofia Antropológica? Ontologias, Cosmologias e Epistemologias. Prof. Ms. Igor D. de Sousa Moraes (UFMG). Pós-colonialismo, antropologia e filosofia. Prof. Ms. Thiago Mota (FAMETRO / UFC).
16h: Intervalo. Exposições artísticas: Rotas de fuga, por: Inês Costa / Norte imaginário, por: Pedro Moura.
16h30: Lançamento de livros: Nietzsche: além-do-homem e idealidade estética de Roberto de A. P. Barros.
17h: Conferência: Do estranhamento do mundo à perplexidade diante de nós mesmos. Considerações sobre a Sabedoria de Vida em Schopenhauer. Prof. Dr. Leandro Chevitarese (UFRRJ).
18h: Conferência: Percepção dinâmica e perspectividade identitária: uma reflexão a partir das filosofias de Schopenhauer e de Nietzsche. Prof. Dr. Roberto Barros (UFPA).
19h: Mesa-Redonda: Arendt, Foucault e o direito. Prof. Dr. Odilio Alves Aguiar (UFC), Prof. Dr. Sylvio Gadelha (UFC).

SEXTA 25/11:

PORTO IRACEMA DAS ARTES:
8-10h: Sessões 7 a 9 de comunicações.
10-12h: Minicurso: Por uma genealogia do trágico a partir do Zaratustra de Nietzsche. Prof. Ms. Paulo Jorge Barreira Leandro (UECE).

CENTRO DRAGÃO DO MAR:
15h: Conferência: Todo estrangeiro é bárbaro, todo bárbaro é inimigo: o logos Grego como critério de marginalização do Outro. Prof. Ms. Fabien Pascal Lins (UECE/UNICAMP).
16h: Conferência: Éticas e modos de agir ameríndios: entre dádivas & enganos. Alguns aspectos das relações com os outros na etnologia amazonista. Prof. Ms. Ernesto Morgado Belo (UFAM/Philipps Universität Marburg).
17h: Intervalo. Exposições artísticas: Rotas de fuga, por: Inês Costa / Norte imaginário, por: Pedro Moura.
17h30: Lançamento de livros: Sobre a noção de Finitude de Gustavo Augusto da S. Ferreira / Dicionário Nietzsche organizado pelo GEN (Grupo de Estudos Nietzsche – USP).
18h: Conferência: Estrangeiro em própria terra. Prof. Ms. José Henrique Alexandre Azevedo (Doutorando-UNICAMP).
19h: Conferência: Existir nas Margens: guerras ontológicas e privação de cidadania pelo Estado. Prof. Dr. Mauro William Barbosa de Almeida (UNICAMP).

LIONS, PRAÇA DOS LEÕES:
21h: Festa de encerramento do VIII-NS.

INSCRIÇÕES

Realização
APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche

Apoio
Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, CAPES, Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, Porto Iracema das Artes, Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará, Centro Universitário Estácio do Ceará, Miss Doce.