VI Encontro Nietzsche-Schopenhauer

FILOSOFIA, POLÍTICA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

De 26 a 29 de novembro de 2014
No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Em sua sexta edição, o Encontro Nietzsche-Schopenhauer propõe o desafio de interrogar filosófica e politicamente um tema central de nossa contemporaneidade: as tecnologias da informação. Com isso, o evento visa contribuir para a consolidação, no Ceará, da pesquisa avançada em filosofia, em ciências humanas e, especialmente, nas suas interfaces com as ciências da informação. O tema das relações entre filosofia, política e tecnologias da informação possibilita reconfigurar duplamente os referenciais de investigação. De um lado, os pensamentos de Schopenhauer e de Nietzsche servirão de inspiração para explicar algo que não faz parte de seus horizontes históricos, mas que eles podem ajudar a pensar em seu significado filosófico, a saber, as tecnologias informacionais. De outro lado, as ideias de diversos pensadores, de diferentes áreas, mais ou menos influenciados pelos clássicos do niilismo alemão, virão ampliar consideravelmente o espectro das discussões, tais como: Pierre Lévy, Paul Virilio, Richard Stallman, Julian Assange, Antonio Negri, Michael Hardt, Yann Moulier-Boutang, Manuel Castells, Lawrence Lessig, Yochai Benkler, Laymert Garcia dos Santos. Questão condutora na forma de desafio: o que a filosofia pode dizer acerca das tecnologias da informação, o que é “filosofia da informática” e quais são suas implicações éticas, políticas e jurídicas?

vi-ns-2014-banner

Programação

QUARTA 26/11

CENTRO DRAGÃO DO MAR
13h: Credenciamento.
14h30: Abertura.
15h: Mesa-Redonda de Abertura: Prof. Ms. William M. Damasceno e Prof. Ms. Thiago Mota (doutorandos pela UFC): Filosofia, política e tecnologias da informação.
16h: Conferência 1: Prof. Dr. Sylvio Gadelha (UFC): Biopolítica e biotecnologias.
17h: Intervalo.
17h30: Lançamento de livros e exposição de fotografias.
18h: Conferência 2: Prof. Dr. Emiliano Aquino (UECE): Informação como tecnologia de governo das massas.
19h: Conferência 3: Prof. Dr. Giuseppe Mario Cocco (UFRJ): KorpoBraz: a potência dos pobres.
20h: Intervenção artística: Abertura da Exposição Coletiva de Fotografias: Orgânico/inorgânico.
20h30: Coquetel de abertura.

QUINTA 27/11

PORTO IRACEMA
9-12h: Sessões 1 a 6 de Comunicações

CENTRO DRAGÃO DO MAR
14h: Intervenção artística: Inês Cavalcante: Comatados – pintura.
15h: Conferência 4: Prof. Dr. Homero Lima (UFPE): O Além-do-Homem e a Técnica: uma confrontação Heidegger-Nietzsche
16h: Conferência 5: Profa. Dra. Renata Gomes: Algoritmo do Capital: formas de resistência.
17h: Intervalo.
17h30: Lançamento de livros e exposição de fotografias.
18h: Conferência 5: Prof. Dr. Tarcísio Pequeno (UFC/UNIFOR): Mundo e Linguagem.

SEXTA 28/11

PORTO IRACEMA
8-12h: Minicurso 1: Prof. Dr. Miguel Angel de Barrenechea (UniRio): Da “república ideal” de Platão à “grande política” de Nietzsche: de utopias e “des-utopias”.
8-12h: Minicurso 2: Prof. Dr. Ruy de Carvalho Rodrigues Jr. (UECE) e Prof. Ms. Fabien Pascal Lins (UECE): Entre Bárbaros e Civilizados:  o Andarilho e o Desconfiado, ou um diálogo imaginário entre Cabeza de Vaca e Montaigne.

CENTRO DRAGÃO DO MAR
14h: Intervenção artística: Inês Cavalcante: Comatados – pintura.
15h: Conferência 6: Prof. Dr. Henrique Antoun (UFRJ): Multidão, Resistência e Coragem: A Comunicação Distribuída na Verdade Vivida das Técnicas de Si.
16h: Conferência 7: Prof. Dr. Rogério da Costa Santos (PUC-SP): Uma vida (nua) é como piscina (sem água)? Diálogo entre Agamben, Deleuze e Espinoza..
17h: Intervalo.
17h30: Lançamento de livros.
18h: Conferência 8: Prof. Dr. Daniel Lins (UNICAMP): Papo cabeça com Nietzsche sobre um fragmento em devir: “Graças à liberdade das comunicações, grupos de homens de mesma natureza poderão se reunir e fundar comunidades. As nações serão superadas” (Nietzsche, Fragmentos póstumos, XIII-883, A vontade de poder, IV, 76).
19h: Exposição Coletiva de Fotografias.
20h: Encerramento.

SÁBADO 29/11

RESTAURANTE LIONS, PRAÇA DOS LEÕES
22h: Festa de encerramento do evento.

Organização
APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche & Eixo de Pesquisa em Filosofias da Diferença Tecnocultura e Educação – FILODITEC-EDUC

Apoio
Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura, Porto Iracema, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC), Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), CAPES, FUNCAP, ADUFC, Centro Universitário Estácio do Ceará, PET-Filosofia (UFC), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.