IV Encontro Nietzsche-Schopenhauer

ECOLOGIA CINZA, NATUREZA AGÔNICA

De 20 a 24 de novembro de 2012
No Auditório da Livraria Cultura

O evento foi consagrado à discussão acerca da concepção da natureza na contemporaneidade e da maneira pela qual as perspectivas de Schopenhauer e de Nietzsche tornam possível sua problematização. Dos pontos de vista de Schopenhauer e Nietzsche, a natureza é marcada por uma tensão agônica inteiramente incompreensível para o ecologismo, mas que é o foco daquilo que poderíamos chamar de ecologia cinza.  Assim, o tema deste ano, “ecologia cinza, natureza agônica”, serve de fio condutor para uma discussão em torno da relevância do pensamento dos dois filósofos alemães para uma compreensão – e mesmo contraposição – para a problemática ambiental e ecológica, paradigmática em nossa época. Tal como nos encontros anteriores, contamos com professores convidados reconhecidos nos planos nacional e internacional.

iv-ns-banner

Livro

Programação

O encontro teve como conferencistas convidados: Prof. Dr. Miguel Angel Barrenechea (UniRio), Prof. Dr.  Prof. Dr. Rogério Lopes (UFMG), Prof. Dr. Jair Barboza (UFSC), Prof. Dr. Leandro Chevitarese Prof. Dr. Manfredo Oliveira (UFC),  Prof. Dr. José Maria Arruda (UFF), Profa. Ms. Gabrielle Correa (UnB), Prof. Dr. Fernando de Moraes Barros (UFC), Prof. Dr. José Maria Arruda (UFC/UFF), Prof. Dr. Ruy de Carvalho (UECE), Ada Kroef (UFC) e Prof. Dr. Sylvio Gadelha (UFC).

Organização
APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche & PET – Programa de Educação Tutorial – Filosofia/UFC da Universidade Federal do Ceará

Apoio
Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), Livraria Cultura/Fortaleza, da Assessoria de Comunicação do Banco do Nordeste do Brasil (ASCOM-BNB), Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).