III Encontro Nietzsche-Schopenhauer

SCHOPENHAUER, NIETZSCHE E A ANTIGUIDADE

De 21 a 26 de novembro de 2011
No Auditório da Livraria Cultura

O III Encontro Nietzsche-Schopenhauer foi realizado em Fortaleza/CE, no auditório da Livraria Cultura e nas dependências do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará. Este terceiro encontro teve como objetivo discutir as relações entre Schopenhauer e Nietzsche e os filósofos e escolas da assim chamada Antiguidade Greco-Romana, sobretudo, o ceticismo, o cinismo, o estoicismo e o platonismo. A proposta consistia em realizar uma análise rigorosa das formas de pertencimento e de distanciamento de Nietzsche e Schopenhauer vis-à-vis dos pensadores situados na aurora da filosofia, a fim de problematizar as leituras contemporâneas que somente os reconhecem a partir do horizonte aberto pela filosofia moderna. O evento contou com a presença de pesquisadores especializados nas obras dos pensadores mencionados, que se apresentaram para um público sempre crescente e cada vez mais qualificado.

 

Banner III-NS-redimensionada

Livro

Programação
Participaram do evento os seguintes professores de outros Estados: Jair Barboza (UFSC), Jarlee Salviano (UFBA), Ernani Chaves (UFPA), Olímpio Pimenta (UFOP), José Maria Arruda (UFC/UFF), Flamarion Caldeira (UFABC), Gustavo Costa (UERJ) e Daniel Carvalho (UFMG), bem como dos seguintes professores de universidades locais: Ruy de Carvalho (UECE), Ada Kroef (UFC), Fernando Barros (UFC), Orlando Araújo (UFC), Gisele Gallicchio (UFC) e Sylvio Gadelha (UFC).

Organização
APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche & PET – Programa de Educação Tutorial – Filosofia/UFC da Universidade Federal do Ceará

Apoio
Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), Livraria Cultura/Fortaleza, da Assessoria de Comunicação do Banco do Nordeste do Brasil (ASCOM-BNB), Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).