II Encontro Nietzsche-Schopenhauer

GÊNESE E SIGNIFICAÇÃO DA GENEALOGIA

De 17 a 19 de novembro de 2010
No Auditório da Livraria Cultura

O II Encontro Nietzsche-Schopenhauer, realizado em Fortaleza/CE, de 17 a 19 de novembro de 2010, na Livraria Cultura. O Encontro foi mais uma vez organizado pelo APOENA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Nietzsche em parceria com o PET – Programa de Educação Tutorial – Filosofia da Universidade Federal do Ceará. Participou do evento um público médio de setenta pessoas por dia. Foi proposto aos conferencistas um eixo temático para suas reflexões: a gênese e a significação da noção de genealogia nas obras de Schopenhauer e Nietzsche. Foram realizadas conferências, mesa-redonda e minicursos promovidos por especialistas nacionais e locais, a fim de debater as diversas dimensões da obra filosófica desses dois autores.

II-NS

Livro

Programação
O encontro contou com a presença dos Profs. Drs. Thomaz Brum (PUC-Rio), Ruy de Carvalho (UECE), Jair Barboza (UFSC), Deyve Redyson (UFPB), Fernando Barros (UFC), José Maria Arruda (UFC), Thiago Mota (UFC/Université catholique de Louvain), Evaldo Sampaio (UnB) e com a Profª Drª Rosa Maria Dias (UERJ).

Organização
APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche & PET – Programa de Educação Tutorial – Filosofia/UFC da Universidade Federal do Ceará

Apoio
Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), Livraria Cultura/Fortaleza, da Assessoria de Comunicação do Banco do Nordeste do Brasil (ASCOM-BNB), Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).