I Encontro Nietzsche-Schopenhauer

De 19 a 21 de agosto de 2009
No Auditório Luiz Gonzaga do CH-UFC

O I Encontro Nietzsche-Schopenhauer foi realizado em Fortaleza/CE, no Auditório Luiz Gonzaga do Centro de Humanidades da UFC, pelo APOENA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Nietzsche e Schopenhauer em parceria com o PET – Programa de Educação Tutorial – Filosofia da Universidade Federal do Ceará. O evento contou com uma média de público de mais de cem espectadores a cada dia. Como primeiro Encontro, teve como objetivo principal recolocar no cenário da filosofia local a relevância, para a boa compreensão de importantes tópicos das filosofias de Schopenhauer e Nietzsche, da retomada de algumas das mais interessantes intuições de ambos os pensadores. Foi projetado para que os estudiosos locais de ambos os autores pudessem se encontrar e, inicialmente, construir uma pauta mínima e comum de discussão acerca de temas considerados relevantes e problemáticos para o estabelecimento de um profícuo diálogo entre os autores trabalhados. Não foi proposto aos participantes nenhum eixo temático em torno do qual as conferências deveriam orbitar; ao contrário, interessava aos curadores mapear os principais interesses e o efetivo estágio das pesquisas dos estudiosos cearenses sobre temas ligados às obras de Nietzsche e Schopenhauer. O resultado foi a descoberta da presença de uma salutar multiplicidade de trabalhos e chaves de leitura para ambos os pensadores: da estética à teoria do conhecimento, da política à metafísica, constatou-se que são diversas e com intensidade e frequência variadas as visitações aos pensamentos de Nietzsche e Schopenhauer, em Fortaleza. Tal diversidade surpreendeu e fez pensar. Obrigou aos curadores a reporem na ordem do dia a necessidade, tanto metodológica quanto teórica, de percorrer a tortuosa e beligerante fronteira que separa os territórios ocupados pelas intuições e saberes engendrados pelos autores alemães em questão. Desta maneira, o I Encontro Nietzsche-Schopenhauer foi de inestimável importância para a construção de uma cartografia de temas, problemas e posições de interesse dos pesquisadores cearenses, mas, por outro lado, mostrou, claramente, a falta de uma meticulosa investigação em objetos situados nas bordas e margens que separam as intuições mais profundas tanto de Nietzsche quanto de seu mestre/alvo, Schopenhauer.

Programação
O encontro de fundação do APOENA teve a participação dos professores Gustavo Costa (UFC), Daniel Carvalho (UFC) e Rogério Moreira (UFC), William Mendes (UECE) e Ruy de Carvalho (UECE).

Organização
APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche & PET – Programa de Educação Tutorial – Filosofia/UFC da Universidade Federal do Ceará

Apoio
Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).