VII Encontro Nietzsche-Schopenhauer

JORNADAS FILOSÓFICAS: LITERATURA, EDUCAÇÃO, POLÍTICA

De 25 a 28 de novembro de 2015
No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Os Encontros Nietzsche-Schopenhauer consolidaram-se como uma das relevantes atuações do APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche  no cenário cultural fortalezense e brasileiro. Inicialmente dirigido às várias frequentações e apropriações dos pensamentos de Nietzsche e Schopenhauer, desde o ano passado propõe e mobiliza uma nova agenda intelectual: uma inserção mais aguda nos temas e grandes questões que se apresentam como desafios ao pensamento em nossa época. No VI Encontro, refletiu-se e debateu-se sobre os impactos das tecnologias digitais e de informação na construção de nossa epocalidade. Este ano, em novo formato, o APOENA, com este VII Encontro,  propõe três jornadas, portanto três temas e, no fundo, três encontros.  Pretendemos apresentar e discutir uma obra literária em particular, Crônica da província em chamas, de Airton Uchoa, por acreditarmos na via aberta por este livro para pensarmos noções importantes relativas à cidade; no segundo dia, entra em cena a filosofia no Ensino Médio: seus impasses, seus limites e suas potencialidades; na terceira e última jornada, ocupam o palco questões relativas aos recentes movimentos políticos que culminaram com  as ocupações nas Universidades Federal e Estadual do Ceará. Pretendemos que estes temas específicos sejam apenas o mote para as demais conferências que  moldarão este sétimo encontro. Bem vindos sejam todos(as) aqueles(as) que se juntarem ao APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche na travessia destas três jornadas de Novembro.

VII-NS Cartaz Grande

Programação

QUARTA 25/11: Literatura

Salas de Aula do CH da UECE:
10-12h: Sessões de Comunicação: Literatura.

CENTRO DRAGÃO DO MAR – Auditório
13h: Credenciamento.
14h30: Abertura.
15h: Mesa-Redonda 1: Prof. Dr. Ruy de Carvalho R. Jr. (UECE) e Prof. Ms. Airton Uchoa Neto (UFC): Sobre uma província em chamas.
16h: Conferência 1: Prof. Dr. Carlos Augusto Lima (UFC): Narrar para esquecer, esquecer para narrar: uma potência da invenção.
17h: Intervalo.
17h30: Conferência 2: Profa. Dra. Eliana Sales Paiva (UECE). Filosofia e literatura.
18h30: Conferência 3: Prof. Dr. Daniel Lins (UNICAMP): Filosofia/Literatura: Bob, Gilles e os outros…

QUINTA 26/11: Educação

Salas de Aula do CH da UECE:
10-12h: Sessões de Comunicação: Educação.

CENTRO DRAGÃO DO MAR – Auditório e Espaço Mix:
15h: Conferência 4: Profa. Ms. Débora Klippel Fofano: O cotidiano da filosofia na escola e a relação com a Universidade.
16h: Mesa-Redonda 2: Prof. Ms. Antônio Rogério Moreira (UFC) e Prof. Ms. Gustavo Augusto Ferreira (UECE): Filosofia e educação: conversa sobre a educação filosófica no ensino médio brasileiro.
17h: Intervalo.
17h30: Conferência 5: Profa. Dra. Raquel Vasconcelos (UFC): O teatro e a educação: elementos de tensão entre sentido e significado.
18h30: Conferência 6: Prof. Dr. Ivânio Azevedo Jr. (Pró-Reitor de Cultura UFCa): Crise, Filosofia e Educação Superior no Brasil.

SEXTA 27/11: Política

Salas de Aula do CH da UECE:
10-12h: Sessões de Comunicação: Política.

CENTRO DRAGÃO DO MAR – Auditório e Espaço Mix:
15h: Conferência 7: Prof. Dr. Leonardo Sá (UFC): Nietzsche e a teoria das multiplicidades na antropologia contemporânea.
16h: Conferência 8: Prof. Dr. Alexandre Barbalho (UECE): Democracia radical e pluralismo cultural.
17h: Intervalo.
17h30: Conferência 9: Prof. Dr. Gustavo B. do N. Costa (UECE): Hipócritas são os outros.
18h30: Mesa-Redonda 3: Profa. Dra. Ilana Amaral (UECE) e Prof. Dr. Emiliano Fortaleza Aquino (UECE): Sobre o silêncio dos intelectuais: a covardia entre a impotência o acordo com a ordem.

SÁBADO 28/11:

Restaurante Lions, Praça dos Leões
22h: Festa VII-NS, de encerramento do evento.

Organização
APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche

Apoio
Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura, Porto Iracema das Artes, Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ADUFC e Centro Universitário Estácio do Ceará.