Inscrições para o VIII Encontro Nietzsche-Schopenhauer

JORNADAS INÓSPITAS: A PROVÍNCIA E O ESTRANGEIRO

De 23 a 25 de novembro de 2016
No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

cartaz-viii-ns

Os Encontros Nietzsche-Schopenhauer consolidaram-se como uma das relevantes atuações no cenário cultural fortalezense e brasileiro. Nos últimos três anos, seguimos um movimento de afastamento do compromisso meramente exegético-hermenêutico das obras dos autores que dão nome aos Encontros. Tecnologia da Informação, Literatura, Ensino Médio e Política foram alguns de nossos interesses recentes. Neste ano, com confiança, propomos o que se poderiam chamar de Jornadas Inóspitas: a Província e o Estrangeiro. Trata-se de um desafio considerável, pois o estrangeiro, o índio, o refugiado, por exemplo, nunca foram confortavelmente hospedados pela grande tradição dogmática em filosofia. Com efeito, o outro, o que difere do mesmo, sempre foi mal acomodado pela tradição – o que seria, antes, uma forma de não integração: a terra, o lar, o outro, formas de inospitalidade que explodem, hoje, nas diversas maneiras de colonialismo e de produção de exclusão. O que significa hospedar? O que ou quem se coloca ou aparece como inóspito, ontem e hoje?  Questões que o Apoena propõe ao pensamento e, assim, convida novamente a todos(as) para partilhar a alegria de viver mais esse Encontro.

Conferencistas

Bernadete Beserra (UFC), Daniel Perez (UNICAMP), David Barroso (UFC), Ernesto Belo (UFAM), Fabien Lins (UNICAMP), Francisco Secundo (UFC), Henrique Azevedo (UNICAMP), Igor Moraes (UFMG), Leandro Chevitarese (UFRRJ), Mauro de Almeida (UNICAMP), Miguel Barrenechea (UniRio), Odilio Aguiar (UFC), Paulo Jorge Leandro (UECE), Ruy de Carvalho (UECE), Sylvio Gadelha (UFC).

Programação

Inscrições

Estão abertas as inscrições para participação como ouvinte nas conferências e minicursos no VIII Encontro Nietzsche-Schopenhauer: Jornadas Inóspitas: A Província e o Estrangeiro, que ocorre de 23 a 25 de novembro de 2016, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Porto Iracema das Artes, em Fortaleza/CE. O evento é aberto ao público, sendo requerida a inscrição apenas aos que quiserem receber certificado.

botao_inscreva-se_corrida_contra_fome_offPara se inscrever:

  1. Preencha o formulário de inscrição online e clique em enviar.
  2. Faça o pagamento da sua inscrição por depósito bancário no valor relativo à modalidade escolhida.
  3. Envie o comprovante do depósito para o e-mail: inscricao@apoenafilosofia.org. No corpo desta mensagem, informe seu nome completo.

Modalidades de inscrição:

Contas para depósito:

  • Caixa Econômica Federal:
    Ag. 1956 / Conta: 25.703-9 / Op. 013 (poupança)
    Titular: Gustavo Bezerra do Nascimento Costa
  • Bradesco:
    Ag. 2194 / Conta: 25.790-7
    Titular: Gustavo Bezerra do Nascimento Costa
  • Banco do Brasil:
    Ag. 3296-4
    Conta: 32643-7
    Titular: Gustavo Bezerra do Nascimento Costa

Mais informações:

  • (85) 99608.5546
  • (85) 98861.1939

Chamada de Comunicações

Também estão abertas as inscrições para a apresentação de comunicações orais em sessões que acontecerão no Porto Iracema das Artes, R. Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema, Fortaleza/CE.

Os resumos das comunicações serão recebidos para análise até 10 de novembro de 2016 e devem ser enviados para: inscricao@apoenafilosofia.org. As propostas aprovadas receberão carta de aceitação por e-mail.

Os resumos devem:

  1. Conter título, nome do autor, maior titulação, vínculo profissional ou acadêmico principal e e-mail para contato.
  2. Ter, no mínimo, 1.400 caracteres e, no máximo, de 2.000 caracteres, com espaços.
  3. Indicar de 3 a 6 palavras-chaves.
  4. Ser salvos em um dos seguintes formatos: DOC, DOCX, RTF ou ODT.

Cada comunicação terá o tempo máximo de 30 minutos, sendo 20 minutos para apresentação e 10 minutos para questões.

As comunicações que tenham sido enviadas na íntegra e que sejam selecionadas serão publicadas na próxima edição da Lampejo – Revista Eletrônica de Filosofia

Realização
APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche

Apoio
Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, CAPES, Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará, Centro Universitário Estácio do Ceará, Miss Doce.

Esta entrada foi publicada em Inscrições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.