Inscrições para o VI Colóquio Internacional Schopenhauer/V Encontro Nietzsche-Schopenhauer

METAFÍSICA E SIGNIFICAÇÃO MORAL DO MUNDO

De 25 a 30 de novembro de 2013
No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

CV_V-NS_e_VI-CS

Chamada de Comunicações e Inscrições em Minicursos

Estão abertas as inscrições para apresentação de comunicações orais e participação em minicursos, conferências e mesas-redondas do  VI Colóquio Internacional Schopenhauer, que nesta edição será realizado conjuntamente ao V Encontro Nietzsche-Schopenhauer, no período de 25 a 30 de novembro de 2013, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e nas dependências do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza/CE.

Consolidado no calendário cultural da Região Nordeste, bem como no cenário filosófico nacional, os Encontros Nietzsche-Schopenhauer – evento organizado pelo Apoena: Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche – constituem-se como um dos principais eventos de caráter filosófico realizado anualmente em Fortaleza, prestando importante contribuição para expansão da discussão filosófica brasileira para além do eixo tradicional da produção científica e cultural do País. Neste ano, os Encontros Nietzsche-Schopenhauer abrem espaço para a realização do VI Colóquio Internacional Schopenhauer, maior evento dedicado ao pensamento desse autor, que nesse ano terá como fio condutor das discussões o tema da Significação Moral do Mundo, contando com a participação dos seguintes conferencistas:

Conferencistas estrangeiros

Mathias Koßler (Alemanha), Margit Ruffing (Alemanha), Brigitte Scheer (Alemanha), Arnaud François (França), Roberto Aramayo (Espanha), Fabio Ciraci (Itália).

Conferencistas brasileiros

Maria Lúcia Cacciola (USP), Jair Barboza (UFSC), Jarlee Salviano (UFBA), Flamarion Caldeira (UFABC), Thomaz Brum (PUC-RIO), Oswaldo Giacoia (UNICAMP), Rogério Lopes (UFMG), Leandro Chevitarese (UFRRJ), Eduardo Brandão (USP), Kleverton Bacelar (UFBA), Thelma Lessa (UFSCAR), Ana Carolina (UFSCAR), Leo Staudt (UFSC), Eduardo Fonseca (ESPC).

Minicursos

No que diz respeito às atividades do V Encontro Nietzsche-Schopenhauer, serão realizados quatro minicursos:

  • Minicurso 1 – Nietzsche e a alegria do trágico, ministrado pelo Prof. Dr. Miguel Angel de Barrenechea (UniRio). Local: Auditório do Centro de Humanidades da UECE.
  • Minicurso 2 – Apoena, 5 anos, ministrado pelos professores do Grupo de Estudos Apoena. Local: Auditório do Centro de Humanidades da UECE.
  • Minicurso 3 – Estética da resistência e movimento Black Block, ministrado pelo Prof. Dr. José Maria Arruda (UFF). Local: Auditório do Centro de Humanidades da UECE.
  • Minicurso 4 – Poesia e dança segundo o Zaratustra de Nietzsche, ministrado pelo Prof. Dr. Ivan Maia de Mello (UNILAB)

Os minicursos, com 6h de duração, serão realizados nos dias 26 e 27/11, de 9h às 12h, nas dependências do Departamento de Filosofia da UECE.

Comunicações

Quanto às comunicações, que abordarão temáticas de ambos os eventos, ocorrerão também nas salas do Departamento de Filosofia da UECE, nos dias 28 e 29/11, de 9h às 12h. Cada comunicação terá o tempo máximo de 30 minutos, sendo 20 para apresentação e 10 para questionamentos.

Os resumos das comunicações serão recebidos para análise até o dia 15 de outubro de 2013, e deverão ser enviados para o e-mail: inscricao@apoenafilosofia.org, após preenchimento do formulário on-line. As solicitações aceitas serão confirmadas mediante resposta por e-mail, constando da carta de aceite. Solicitamos aos proponentes que enviem os resumos com a seguinte formatação:

  1. Título em letras maiúsculas;
  2. Deverá conter o nome completo do proponente, juntamente com a formação acadêmica e a instituição a que se vincula;
  3. O resumo deverá ser digitado em português, fonte Times ou Arial, tamanho 12, e conter o mínimo de 1400 caracteres e o máximo de 2000 caracteres com espaços;
  4. Especificar três palavras-chaves em letra maiúscula.

Informamos também que as comunicações poderão ser publicadas na quinta edição da Revista Lampejo, após serem avaliadas pelos pareceristas responsáveis, cabendo a eles a seleção dos artigos.

Inscrições

O evento é aberto ao público, sendo requerida a inscrição apenas aos que quiserem receber certificado. As inscrições para fins de certificado darão direito a kit com ecobag, pasta tipo colecionador, caneta, folhas para anotações e folder com a programação do evento. Serão fornecidos certificados para todas as atividades realizadas em ambos os eventos.

Para a efetivação da inscrição o formulário deverá ser preenchido, e o comprovante de depósito escaneado enviado para o e-mail inscricao@apoenafilosofia.org. Os valores para as diversas possibilidades de inscrição seguem abaixo:

  • Conferências: 20,00 (professor), 10,00 (estudante)
  • Conferências + Minicurso: 25,00 (professor), 15,00 (estudante).

O pagamento poderá ser feito por depósito bancário em uma das seguintes contas:

  • Caixa Econômica Federal: Ag. 1956 / Conta: 25.703-9 / Op. 013 (poupança). Titular: Gustavo Bezerra do Nascimento Costa
  • Bradesco: Ag. 2194 / Conta: 25.790-7. Titular: Gustavo Bezerra do Nascimento Costa

Mais informações: (85) 9608.5546 e (85) 8861.1939

Organização
APOENA – Grupo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche & Seção brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft.

Apoio
Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Banco do Nordeste do Brasil, Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), CAPES, FUNCAP, PET-Filosofia (UFC) e Via de Comunicação.

Esta entrada foi publicada em Inscrições. Adicione o link permanente aos seus favoritos.